De: 'JRMiranda' (rockley_vagas@yahoogrupos.com.br)
Enviada: | domingo, 29 de junho de 2014 00:07:22 |
Para: | rockley_vagas@yahoogrupos.com.br |
AMIGOS
As vezes recebo e-mail de pessoas pedindo ajuda ou com duvidas sobre o currículo.
Um desses e-mail que recebi, me chamou especial atenção. Dizia o seguinte
Bom dia José Roberto,
Gostaria de solicitar sua ajuda pois ainda não consegui me recolocar no mercado de trabalho, e me parece ficar mais difícil a cada dia,
Não sei se o meu currículo está errado ou se realmente não é interessante para as empresas.
Gostaria que vc me desse uma resposta ou caso possa encaminhar meu currículo a alguma empresa que vc conheça,ou o que puder fazer que possa me ajudar ficarei muito grato.
Mais uma coisa, devido ao tempo que estou parado estou acumulando algumas dividas e infelizmente meu nome foi colocado no cadastro de inadimplência (SPC), isso pode estár me atrapalhando ?
Estou enviando-lhe meu currículo, caso possa me ajudar.
Abraços,
Assinado
Trabalhador ou trabalhadora preocupado(a) e em busca de uma vaga.
(não vem ao caso aqui identificar a pessoa, pois o que importa é o estudo do caso, ok?)
|
Me chamou a atenção o fato de estar bem redigido e elaborado o texto.
Em seguida, o currículo apresentado informava como ultimo emprego
E X P E R I Ê N C I A P R O F I S S I O N A L
Ultimo emprego Empresa: Somos os melhores no que fazemos Ltda.
Segmento: prestação de serviço por excelência
Última função exercida: Líder dos Melhores
Período: 08/10/2012 á 31/10/2013
|
Lógico que auxiliei, dei dicas, expliquei como funciona o mercado (tudo dentro de meu limite).
Pois bem, qual não foi minha surpresa quando, há alguns dias atrás, recebi e-mail da mesma pessoa, onde ela relembrou e comentou nosso ultimo contato, errando apenas na data. A conversa aconteceu em fevereiro e a pessoa disse termos nos falado em abril de 2014.
E junto veio o currículo da pessoa. lógico que percebi que a pessoa havia adaptado o currículo para o modelo que eu uso. (fiquei feliz)
No entanto, ao verificar e comparar os dois curriculos... o primeiro e o segundo , verifiquei o seguinte no ultimo emprego
E X P E R I Ê N C I A P R O F I S S I O N A L
Ultimo emprego Empresa: Somos os melhores no que fazemos Ltda.
Segmento: prestação de serviço por excelência
Última função exercida: Líder dos Melhores
Período: 10/01/2013 á 25/05/2014
|
Ou seja, me deixou chateado, pois em um dos dois casos a pessoa mentiu.
Se no primeiro: >> mentiu com objetivo de me ludibriar e comover para que a auxiliasse com mais urgências, pois pelo e-mail (fevereiro/2014, e data da saída do ultimo emprego 10/2103 estava há algum tempo desempregada e inclusive justificava o nome no SPC).
Se no segundo:>> mentiu com relação a data de permanência na empresa, pois se realmente foi desligado em 11/2013, não estava trabalhando em março de 2014.
E se estava trabalhando em março de 2014, o nome no SPC, (se for verdade) não era em função do desemprego alem de mentir para mim, estar desempregado desde 10/2013
Pois bem, esse estudo de caso, meus amigos e leitores, é para que vocês vejam que selecionador vive de contratar pessoas. É treinado para perceber e ver mentiras ou tentativa de ser enganado.
Como contratador, já peguei certificado falso, carteira com preenchimento adulterado, mentiras de profissionais que diziam ter essa ou aquele conhecimento, mas jamais passaram perto de um aprendizado,
Também já peguei profissionais formados que sequer sabiam do se tratava de sua formação (ahhh, existe sim... são aqueles que vão para faculdade ou escola simplesmente para “pegar um diploma” e por isso faltam, pedem colegas para assinar a lista, pagam outros para fazer e elaborar os exercícios valendo nota, e nesse intervalo passam o tempo da aula, em bares ou pior, consumindo drogas como se isso fosse a coisa mais comum.)
Já peguei todo tipo de mentira... humm, todo não , porque tem alguns que conseguem me enganar...rs.
E contrador, se tiver uma “unhazinha que seja” de que a pessoa mente ou não esta sendo totalmente verdadeira, parte pra outra pessoa.
É essa a mensagem que quero deixar.
Não mintam em curriculos, meus amigos. Pois toda mentira tem perna curta e um dia pode ser pego. E se conseguir mentir tão bem a ponto de ser contratado, dificilmente passará do contrato de experiência, sujando mais ainda a carteira.
E se alguém me disser, MAS ZÉ, COMO VOU FAZER PARA CONSEGUIR EXPERIÊNCIA OU EMPREGO?
Como eu sempre digo, a semente de uma arvore, antes de dar sombra, precisa aprender a enfrentar e suportar o calor do sol.
Somente assim ira crescer. Então, a experiência esta nas pequenas empresas, nas que exploram e pagam pouco. Porque ali, a batalha pela sobrevivência é diária, se não ganhar hoje não paga amanha.
Zeh Roberto